Pular para o conteúdo

Benefícios do uso da plataforma vibratória no lipedema

Nesse post você vai saber mais sobre o benefício do uso da plataforma vibratória no lipedema.

Portanto, se você sofre com lipedema e tem curiosidade em saber mais sobre a plataforma vibratória e como ela atua em relação aos sintomas do lipedema, esse post com certeza será útil.

Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o benefício do uso da plataforma vibratória no lipedema.

Benefício do uso da plataforma vibratória no lipedema

Um benefício do uso da plataforma vibratória no lipedema que podemos citar é o aumento do fluxo sanguíneo.

Como resultado, eleva o metabolismo muscular, a geração de calor e o consumo de oxigênio, observando-se assim bons resultados na musculatura e no tecido adiposo.

No entanto, esse não é o único benefício do uso da plataforma vibratória no lipedema.

Alguns dos benefícios são:

  • Promove o aumento da densidade mineral óssea
  • Eleva a circulação sanguínea
  • Melhora o equilíbrio
  • Eleva o fluxo sanguíneo

Como mulheres com lipedema devem fazer uso da plataforma vibratória

As vibrações da plataforma vibratória ajudam a quebrar o tecido fibrótico característico do lipedema.

Porém, mulheres com lipedema devem fazer uso da plataforma vibratória com amplitude baixa que irá ajudar na quebra desse tecido.

Além disso, usar as vibrações em amplitude alta irá aumentar a inflamação, por esse motivo não é recomendado que mulheres com lipedema usem essa amplitude.

Como funciona a plataforma vibratória

Os motores da plataforma vibratória funcionam em uma velocidade rápida gerando movimentos para frente, para trás e para os lados fazendo com que se sinta somente a vibração.

Por essa velocidade ser tão rápida, mesmo se sentindo somente a vibração, é necessário se segurar firme e fazer força muscular para não se desequilibrar durante o tempo que estiver no aparelho.

LEIA TAMBÉM  Comunicado da Mundo Lipedema

Por esse motivo, os benefícios estão relacionados à força e contração muscular.

Além disso, os resultados com um treino de 10 minutos já podem ser vistos após 10 sessões.

Os treinos podem ser feitos com posições de pé e estática, ou feito com a execução de exercícios prescritos, por exemplo com alteres.

No entanto, para o uso com a execução de exercícios deve-se sempre ter o auxílio de um profissional e a recomendação do seu médico especialista em lipedema.

Já que alguns exercícios de alta intensidade, não são recomendados para quem tem lipedema, mesmo se esses exercícios forem feitos na plataforma vibratória em baixa amplitude.

Contraindicações

O uso da plataforma vibratória não está associada a riscos, além disso, proporciona inúmeros benefícios seja para quem tem lipedema ou não.

No entanto, seu uso não é recomendado para pessoas que possuem DIU recém colocado, que façam uso de marcapasso cardíaco, tenha problema de epilepsia, tenham hérnia de disco grave, que estejam grávidas e possuam prótese de joelho ou quadril.

Além disso, como dito anteriormente, mulheres com lipedema não podem usar em alta amplitude.

Esse exercício pode ser a melhor opção

O uso da plataforma vibratória no lipedema pode ser a melhor opção de exercício pois a depender do caso e do grau da patologia, praticar exercícios físicos podem ser muito doloroso e difícil.

No entanto, com o uso da plataforma vibratória é possível exercitar os músculos de forma suave.

Como resultado, será possível ganhar força e tonificar os músculos sem colocar pressão sobre as articulações e sem correr o risco de aumentar a inflamação nas áreas afetadas pelo lipedema.

Além disso, para quem tem algum distúrbio relacionado a gordura, como é o caso do lipedema, a melhora do fluxo sanguíneo, do fluxo linfático, do tônus muscular e da massa óssea é fundamental para o bem estar e qualidade de vida da mulher.

LEIA TAMBÉM  Benefícios dos exercícios aquáticos no lipedema

Outro motivo de ser uma boa opção de exercício, é que a plataforma vibratória está na lista de melhores exercícios para quem tem lipedema, portanto é uma boa opção para se levar em conta.

Acima de tudo, é importante salientar que o uso da plataforma vibratória não vai fazer a gordura sumir totalmente, o que ocorre é a diminuição dos sintomas inflamatórios e da sensação de inchaço.

Além de todos os benefícios citados anteriormente, existe ainda a vantagem de ser possível ter uma plataforma vibratória em casa e fazer seu uso.

É claro que sempre tomando o cuidado de usar em baixa amplitude e em caso de dúvidas consultar o seu médico vascular para não cometer erros que podem agravar os sintomas do lipedema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *